02
dez
09

Irã diz que produzirá sozinho o urânio enriquecido de que precisar

da Folha Online

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta quarta-feira que seu país produzirá, “sozinho”, todo o urânio enriquecido a 20% de que precisar para fabricar combustível nuclear.

“Eu declaro aqui que, com a graça de Deus, a nação iraniana irá produzir sozinha 20% e tudo o mais que precisar”, disse Ahmadinejad, diante de uma multidão animada, em Ispahan. “Nós dissemos a eles ‘deem combustível 20%’, mas daí eles começaram a impor condições. Então nós dissemos ‘se vocês quiserem dar o combustível, nós pegaremos, se não, então tudo bem e obrigado'”, relatou o presidente aos iranianos.

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) aprovou uma resolução sexta-feira (27) censurando o Irã por construir secretamente uma usina de enriquecimento de urânio perto da cidade de Qom. Em retaliação, domingo (29), Teerã anunciou planos de construir outras dez plantas de enriquecimento de urânio.

Recentemente, o Irã rejeitou um esboço de acordo com a AIEA que previa a troca de urânio enriquecido iraniano (a 3,5%) por urânio enriquecido a 20% desde que os processos fossem realizados em outros países, como a França. O plano foi aprovado pelas grandes potências, que acusam o Irã de usar o programa nuclear para buscar uma bomba, mas acabou negado pelo Irã, que agora ainda reivindica a autoria da proposta.

“Nós estávamos interessados, desde o início, em resolver todos os problemas relacionados à questão nuclear. Agora, em nossa opinião, está acabado. Não importa o quanto eles chorem”, afirmou Ahmadinejad. “Eles [países ocidentais] uma vez mais provaram que não têm compromisso com a lei. Eles usam órgãos internacionais como ferramentas. A era de jogos tão infantis já acabou.”

O Irã possui, atualmente, uma usina de enriquecimento de urânio em funcionamento, na qual já conseguiu enriquecer, a 3,5%, 1,5 kg da substância. No entanto, o país afirma precisar de combustível enriquecido a 20% para fazer funcionar um reator nuclear com fins medicinais.

Anúncios

0 Responses to “Irã diz que produzirá sozinho o urânio enriquecido de que precisar”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


dezembro 2009
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: